Família Rotária

 

 ROTARY INTERNATIONAL

O Rotary International é uma organização internacional de prestação de serviços integrada por líderes empresários e profissionais de ambos os sexos, que congrega os 28.000 Rotary Clubs e mais de 1,2 milhão de sócios em todo o mundo.

ROTARY CLUB

O Rotary Club é uma associação de pessoas adultas, selecionadas na comunidade em que residem e/ou trabalham e que foram convidadas a nele ingressar, considerando o seu caráter ilibado, sua boa reputação comercial ou profissional, sua liderança e aptidão para servir, quer através de seu negócio ou profissão pela ação individual, quer coletivamente, no desenvolvimento dos planos, projetos e atividades do seu clube, objetivando não apenas a melhoria da comunidade a ele circunscrita, mas, também , da comunidade mundial, visando, sempre, a melhoria do padrão de vida, o bem estar e a mais alta dignidade do ser humano, sem preconceitos de raça, de cor, de religião ou de política.

 

ROTARACT CLUB

Embora seja um programa relativamente recente, o Rotaract desenvolveu-se muito rapidamente. No início dos anos 60, Rotary Clubs de todo o mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários, como uma atividade da Avenida dos Serviços à Comunidade. Em 1968, reconhecendo a importância dessa atividade, o conselho diretor e o presidente do Rotary International (RI) em 1967-68, Luther Hodges, aprovaram o Rotaract como um programa oficial do Rotary International. O primeiro clube a ser admitido oficialmente foi o Rotaract Club de North Charlotte, na Carolina do Norte, EUA.
Depois de várias décadas, o Rotaract tornou-se uma dinâmica associação internacional de clubes de prestação de serviços, presente em 150 países e áreas geográficas, com mais de 145.000 sócios em 7.300 clubes.

Rotaract é uma organização internacional de jovens com idade entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvendo a liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Surgido da expressão “Rotary in Action”, foi criado em 1968 nos Estados Unidos pelo Rotary International, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos direcionados às novas gerações.

Com o objetivo de desenvolver liderança, o companheirismo, o trabalho de equipe e as relações internacionais, o Rotaract reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas, Rotary Clubs, ONGs e sociedade em geral.
 

Objetivos do Rotaract:

Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional;

Difundir o respeito pelo direito dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um;

Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidade para servir a sociedade;

Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional;

Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade e no mundo;

Propiciar oportunidades para atividades pessoais e em grupo com o objetivo de servir a comunidade e promover a boa vontade e a compreensão internacional.


 

INTERACT CLUB

Interact são clubes de jovens de 14 à 18 anos que prestam serviços patrocinados pelo Rotary. Uma das metas do Interact Club é a formação e criação de jovens com potenciais de liderança e com capacidade de se relacionar melhor com as pessoas.

 

Os objetivos do Interact Club são:

- Reconhecer e desenvolver uma liderança construtiva e integridade pessoal;
- Ter consideração e prestar auxílio ao próximo;
- Criar consciência da importância do lar e da família;
- Aprender a respeitar os direitos dos demais, baseados no reconhecimento do valor de cada indivíduo;
- Dar ênfase à aceitação da responsabilidade individual como base do sucesso pessoal, da melhoria da comunidade e das realizações de grupo;
- Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidades de servir à sociedade;
- Proporcionar oportunidades para maior conhecimento e compreensão de assuntos da comunidade, nacionais e mundiais; abrir avenidas de ação pessoal e de grupos, que conduzam ao desenvolvimento da compreensão e boa vontade a todos os povos.


 

ROTA KIDS

Rotakid é uma organização de crianças entre 08 e 14 anos que tem os seguintes objetivos: Semear o ideal rotário, estimular a liderança construtiva, valorizar a família, aprender a respeitar os direitos de cada um, reconhecer o mérito de todas as profissões, entender e valorizar a ética, fomentar o amor à natureza, perceber as necessidades de nossa comunidade e trabalhar para ajudar aqueles que precisam.

O Rotakid é patrocinado por um Rotary Club e têm vida própria enquanto durar esse patrocínio, com estatuto e regimento interno aprovados por eles.

 

 

CASA DA AMIZADE

As Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano, razão porque só existem Casas da Amizade no Brasil e em alguns países ibero-americanos, ou seja os países colonizados por espanhóis e portugueses.

No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, ou Casa da Amizade, é uma entidade civil considerada de utilidade pública pela lei 5.575/69.

Tem seu emblema, estatuto e regimento próprio, sem qualquer vínculo com o Rotary Club.

Casa da Amizade é uma entidade formada, voluntariamente, por esposas e parentes de rotarianos, como sócias efetivas, e outras senhoras e senhoritas da sociedade, na qualidade de sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.

As Casas da Amizade ocupam-se de promoções sociais e beneméritas, e colaboram voluntáriamente, com as realizações comunitárias empreendidas pelos respectivos Rotary Clubs.